13/06/2021 às 19h06min - Atualizada em 13/06/2021 às 19h06min

Bares e restaurantes vão a Justiça pedir indenização pelas perdas na pandemia

Ação envolve a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em São Paulo, mais 25 estados e no DF; segundo a entidade 30% dos estabelecimentos fecharam por causa dos lockdowns

Nilton Mendonça
Com agência de notícias
Postagem feita pela deputada estadual Carla Zambelli
 
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ingressou na Justiça com ações civis públicas em 26 estados e no Distrito Federal, e nos 275 municípios em que tem associados. Os alvos são prefeitos e governadores.
 
Conforme a entidade, os processos reivindicam reparação dos governos em razão dos lockdowns.
 
Segundo a entidade, ao menos 30% dos estabelecimentos estão fechando por conta das restrições de horários e vários lockdowns impostos pelos governadores de vários estados, incluindo São Paulo.
 
Além das proibições de comercialização de bebidas alcoólicas que, segundo o setor, representa ao menos 50% das receitas.
 
O setor paulista de restaurantes reclama que a redução dos horários para bares e similares foi estabelecido no sentido contrário aos shoppings que tiveram aumento de 10 para 12 horas de funcionamento/dia.
 
segundo Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, os restaurantes decidiram entrar na Justiça para pedir indenização pelas perdas sofridas com as restrições de funcionamento.
 
Solmucci afirma que não está apontando uma ou outra medida específica tomada pelas autoridades locais para reduzir a circulação de pessoas.
 
"O Estado impôs uma regra, o fechamento, e essa imposição trouxe perdas. Então, ele é responsável", disse.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você acredita na lisura e integridade da urna eletrônica, e da Justiça Eleitoral (responsável pela manipulação da urna eletrônica)?

20.0%
14.3%
65.7%