26/06/2021 às 09h45min - Atualizada em 26/06/2021 às 09h45min

Mais dois idosos são enganados com o ‘golpe do falso funcionário de banco’

De acordo com o delegado Wellington Ubiratã de Lima as vítimas preferenciais são pessoas idosas

Nilton Mendonça
Redação Cidade Real
Imagem meramente ilustrativa
 
A Policia Civil de Iacri voltou a registrar, na semana que termina, mais dois casos de estelionato contra idosos, aposentados.
 
Novamente o conhecido golpe do ‘falso funcionário do banco’ que ganhou força com o advento da pandemia. “Com a necessidade de isolamento social, os golpistas ganharam mais um argumento para supostamente prestar serviços na casa da vítima; infelizmente algumas pessoas acreditam”, alertou o delegado Wellington Ubiratã de Lima.
 
Segundo ele, os dois registrados dos últimos dias foram idênticos. “Um golpista liga para a vítima – preferencialmente pessoa de idade e extremamente simples – e se faz passar por funcionário do banco onde a pessoa tem conta”.
 
O argumento é sempre o mesmo de que a vítima teve seu cartão clonado e que, agora em função da pandemia, o banco vai enviar um funcionário para recolher o cartão e tomar as providências de bloqueio e substituição.
 
Via de regra, o golpista vai até a casa da vítima usado uniforme e/ou crachá de identificação da instituição bancária. “Infelizmente a vítima é envolvida em uma conversa – que os golpistas sabem bem fazer – e acaba entregando além do cartão, também a senha e até o código de segurança”, alerta Wellington Ubiratã.
 
O delegado pede a população iacriense para “não entregar o cartão para ninguém, principalmente com o número da senha”.
 
Em caso de dúvida, de receber uma ligação com esse conteúdo, ele orienta o morador a entrar em contato com a Delegacia de Polícia de Iacri através do telefone (14) 3489-1259.
 
As vítimas em geral – em qualquer cidade – também podem ligar para o telefone 190 ou para a agência do banco onde mantém sua conta.
 
“De forma nenhuma a pessoa deve entregar cartão, senha ou qualquer outra informação para os golpistas”, recomenda Lima.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você acredita na lisura e integridade da urna eletrônica, e da Justiça Eleitoral (responsável pela manipulação da urna eletrônica)?

20.6%
14.7%
64.7%