29/07/2021 às 09h37min - Atualizada em 29/07/2021 às 09h37min

Doria anuncia ‘vacina para todos’ mas deixa municípios sem doses suficientes contra gripe

Maioria das cidades da região retomou vacinação nesta terça-feira, 27/07, com quantidade do imunizante bem abaixo do esperado e necessário

Nilton Mendonça
Redação Cidade Real
Imagem de arquivo - Ministério da Saúde
 
Duas semanas após anunciar a extensão da vacinação contra gripe influenza a toda a população do estado, acima dos seis meses (o que fez no dia 12/07), o governo paulista segue fornecendo bem menos vacina que o necessário às secretarias municipais de saúde.
 
Aqui na Nova Alta Paulista, várias cidades retomaram a imunização na terça-feira, 27/07, após suspenderem os serviços por falta de doses, em alguns casos há até 14 dias.
 
Em Tupã, por exemplo, a Secretaria de Saúde retomou a vacinação em todas as unidades de PSF, com apenas 600 doses, número bem inferior às 22.620 que havia recebido anteriormente.
 
IACRI
 
Em Iacri, apenas 100 doses foram enviadas pelo Estado, também na segunda-feira, 26/06, sendo disponibilizadas no Centro de Saúde, o Postão da avenida Pernambuco e na USF da avenida São Luis.
 
“Recebemos somente 100 doses. Não é suficiente nem para começar”, observou a secretária de municipal Saúde, Alessandra Leal, a Nina.
 
Segundo ela, antes Iacri havia recebido1.900 doses, mas o estoque acabou e o serviço estava paralisado desde 12/07, justamente quando o Governo do Estado anunciou a chamada ‘universalização’ da imunização.
 
“A gente tinha a vacina, mas nós não terminamos nem o grupo dos idosos, nem os profissionais e acabou o estoque e agora que vieram mais essas 100 doses”, completou Nina.
 
PARAPUÃ
 
Entre as cidades consultadas pelo Cidade Real, Parapuã também confirmou o recebimento de um número pequeno, de 200 doses, e a volta a imunização essa semana.
 
“Dividindo 50 doses para cada Estratégia de Saúde da Família, provavelmente até o final de semana a gente estará sem vacina outra vez. Mas não é só aqui, é em toda a região que está faltando vacina contra a gripe”, disse Cristina Pereira, enfermeira da Secretaria de Saúde de Parapuã.
 
Desde o início da campanha, de acordo com a enfermeira Cristina, Parapuã recebeu cerca de 2.400 doses da vacina contra gripe Influenza, menos de ¼ dos cerca de 10 mil habitantes do município, que de acordo com o Governo João Doria teriam direito a receber a imunização.
 
TUPÃ
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã, informou em nota que a campanha de imunização contra a gripe comum seria retomada nesta terça-feira, 27/07 “em todas as unidades do município e dos distritos de Parnaso, Universo e Varpa”, mas já com o alerta de doses em pequena quantidade.
 
“As doses do imunizante enviadas pelo Estado são limitadas e, caso as novas doses acabem nas unidades, a Secretaria interromperá novamente a campanha e aguardará novas doses serem enviadas ao município para retomar a vacinação contra a Influenza”, informou a Saúde tupãense.
 
Outros três municípios consultados pela reportagem não retornam as informações solicitadas sobre a referida vacinação contra a gripe.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você acredita na lisura e integridade da urna eletrônica, e da Justiça Eleitoral (responsável pela manipulação da urna eletrônica)?

20.6%
14.7%
64.7%