A ação de dois (02) policiais militares foi decisiva para salvar a vida de uma menina de apenas nove (09) meses idade na tarde desta quarta-feira, 04/08, em uma residência da rua Atílio Pigozzi, no bairro José Valter Sivieiro, em Osvaldo Cruz.
Segundo os registros oficiais, a PM foi acionada com a informação de que uma criança teria ingerido folhas de uma planta venenosa e estaria inconsciente.
No endereço, o relataram o Cabo PM Monteiro e Soldado PM Mio, a criança foi encontrada pálida e com dificuldades para respirar, sendo encaminhada ao Pronto Socorro da Santa Casa.
Conforme a equipe, no trajeto, os policiais tiveram que aplicar a manobra de ‘Heimlich’ (própria para desengasgamento), uma vez que a criança voltou a ficar desfalecida.
Na Santa Casa, os policiais apresentaram amostras das folhas que a menina havia ingerido e por meio do contato com um laboratório especializado, os médicos foram informados tratar-se de uma planta tóxica (Kalanchoes).
A informação facilitou o diagnóstico e definição do protocolo de tratamento de antídoto para a criança, que permaneceu em observação médica, fora de risco.
A mãe da menina também sofreu uma crise emocional, durante o atendimento, e igualmente precisou de cuidados médicos.