14/08/2021 às 15h43min - Atualizada em 14/08/2021 às 15h43min

PLANETA TERRA: Julho foi o mês mais quente registrado nos últimos 142 anos

Segundo dados de relatório, a temperatura combinada do oceano e da superfície terrestre foi 0,93°C acima da média do século 20, de 15,8°C

www.correiobraziliense.com.br
Ed Alves (CB/D.A.Press)
 
Julho foi o mês mais quente já registrado no mundo em todos os tempos. O recorde foi divulgado, nesta sexta-feira, 13/08, pela Agência de Gestão Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, em inglês).
 
O anúncio preocupante foi feito quatro dias após a publicação do relatório produzido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, em que especialistas internacionais mostram que a crise climática tem se agravado e alertam para a importância da tomada de medidas mais efetivas no combate ao aquecimento global.
 
“Esse novo registro contribui para a inquietante e perturbadora trajetória da mudança climática no planeta”, assinalou, em um comunicado à imprensa, Rick Spinrad, administrador da Noaa, citando dados dos Centros Nacionais de Informações Ambientais.
 
De acordo com a agência americana, a temperatura combinada do oceano e da superfície terrestre foi 1,67 °F (0,93°C) acima da média do século 20, de 60,4°F (15,8 °C), tornando o mês passado o mais quente desde o início dos registros há 142 anos.
 
O Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia, que também realiza registros de temperatura, mostrou um dado diferente.
 
De acordo com a instituição, o mês passado foi o terceiro mês de julho mais quente já registrado.
 
Especialistas destacam que a diferença verificada é algo comum, uma vez que as agências qualificadas, geralmente, apresentam pequenas distinções nos dados coletados.
 
A Noaa também divulgou alguns dados regionais, segundo os quais a Ásia teve o mês de maiores temperaturas, superando o recorde estabelecido há 11 anos.
 
A Europa viveu seu segundo julho mais quente, empatando com o ano 2010 e ficando atrás de julho de 2018.
 
América do Norte, América do Sul, África e Oceania tiveram um mês entre os 10 de mais calor.
 
O anúncio ocorre no momento em que a Califórnia enfrenta o incêndio Dixie, o segundo maior na história do estado americano.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você acredita na lisura e integridade da urna eletrônica, e da Justiça Eleitoral (responsável pela manipulação da urna eletrônica)?

20.0%
14.3%
65.7%