15/08/2021 às 23h10min - Atualizada em 15/08/2021 às 23h10min

ENQUETE: Dá para crer na lisura da urna eletrônica? E de quem a manipula?

Nilton Correa de Mendonça
Editor Responsável
Imagem meramente ilustrativa
 
O tema é dos mais discutidos e debatidos em redes sociais e uma das mais quentes batalhas políticas da atualidade no Brasil.
 
Muito mais que a confiança no sistema das urnas eletrônicas, está em jogo, a desconfiança de parte da população e dos políticos nos homens e mulheres responsáveis pela manipulação delas.
 
O próprio Tribunal Superior Eleitoral admitiu, em solicitação de investigação à Policia Federal (PF), que o sistema foi invadido virtualmente em 2018.
 
Mas à margem da ideia que se tenta impor pela Justiça Eleitoral, de que a urna eletrônica é segura, e dos opositores dessa ideia, de que ela é violável, um outro aspecto é essencial debater-se.
 
Podemos confiar naqueles que se encarregam de manipular ou ordenar a manipulação desses equipamentos?
 
E o Cidade Real quer saber como você, nosso leitor, internauta, enxerga essa a polêmica sobre o processo de votação digital que já foi rejeitado por autoridades e populações de várias nações do mundo.
 
De um lado a defesa da precisão digital da votação e agilidade da apuração; e do outro a suspeita de que mesmo sendo invioláveis, as urnas eletrônicas seriam manipuláveis, por aqueles que as programam para uma votação.
 
Acessando o www.cidadereal.net, você pode dar a sua opinião, buscando na coluna da direita a aba “Enquete do Cidade Real”.
 
Esperamos a sua resposta em uma das três opções.
 
Mas lembrando que o objetivo é único e exclusivo em saber se você confia na lisura das máquinas de votação brasileiras e se acredita na lisura da Justiça Eleitoral – naqueles que manipulam e programam essas urnas.
 
Participe!
 
Obrigado!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você acredita na lisura e integridade da urna eletrônica, e da Justiça Eleitoral (responsável pela manipulação da urna eletrônica)?

20.6%
14.7%
64.7%