30/09/2021 às 14h43min - Atualizada em 30/09/2021 às 14h43min

Tupã deve retomar vacinação antirrábica já em outubro

Desde o ano passado, trabalho passou a ser feito em formato de rotina e não mais de campanhas, em dias concentrados

Nilton Mendonça
Redação Cidade Real
 
A Estância Turística de Tupã deve retomar, já no mês de outubro, a imunização de cães e gatos contra a raiva, que por restrições da pandemia, n]ao foi realizada no ano passado.
 
O início depende exclusivamente da disponibilização dos insumos (as vacinas) por parte do Governo do Estado.
 
A informação foi dada nesta quinta-feira, pelo diretor de Centro de Controle de Zoonoses local, Robson Luiz Pereira, entrevista na Live diária ‘Manhã de Notícias’, da plataforma SP Play, no Facebook.
 
Segundo Robson, desde 2020, por decisão do Estado, não haverá mais a chamada campanha contra raiva, mas o trabalho de vacinação de gatos e cachorros passa a ser feito em forma de rotina em locais previamente definidos e divulgado pelo Município.
 
Conforme Robson, Tupã requisitou uma grade de 1.500 vacinas por mês, que deverão ser aplicadas em locais específicos, espalhados pela cidade, no decorrer de todos os meses do ano.
 
Segundo o censo canino de 2014, Tupã tem em torno de 19.241 felinos e caninos a serem vacinados este ano, número que pode variar um pouco para acima em função do tempo desde este último censo que será atualizado só em 2024.
 
Robson informou ainda que a meta oficial é imunizar ao mesmo 80% desse rebanho de animais, entretanto o objetivo e os preparativos são no sentido vacinar todo o rebanho.
 
PARTICULAR
 
Outra novidade, com a mudança do formato da vacinação, de campanha para rotina, é que as vacinas aplicadas em clínicas particulares também passarão a constar do controle geral, o que não era feito no formato de campanhas em um único período do ano.
 
Além dos cães e gatos, macacos e até coelhos domesticados podem ser imunizados neste trabalho da Prefeitura.
 
Qualquer outra informação sobre esse trabalho referente à vacinação antirrábica, em Tupã, pode ser obtida pelo telefone 3404-2202.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você acredita na lisura e integridade da urna eletrônica, e da Justiça Eleitoral (responsável pela manipulação da urna eletrônica)?

20.6%
14.7%
64.7%