20/10/2021 às 11h16min - Atualizada em 20/10/2021 às 11h16min

Mulher é multada em R$ 6 mil após cão morrer doente no quintal de casa

Animal morreu à míngua no quintal de casa; veterinários constataram Cinomose, com causa do óbito

Nilton Mendonça
Redação Cidade Real
O cão agonizando, no quintal da residência da Vila Líder, em Prudente (imagens cedidas pela Policia Ambiental)
 
O fato é lamentável, assim como as imagens anexas a essa reportagem (confira acima e abaixo) são assustadoras, mas não há como ficar indiferente a mais essa prova estupides humana em relação ao cuidado com animais de estimação.
 
Uma moradora no bairro Vila Líder, em Presidente Prudente, foi multada pela Polícia Militar Ambiente por negligenciar no cuidado com um cachorro, sem raça definida, que morreu à míngua, no quintal de sua residência.
 
Na quarta-feira, 19/10, uma equipe policial foi até o endereço prestar apoio aos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que atendiam uma denúncia de maus tratos contra animal doméstico
 
No quintal da referida casa, segundo nota do setor de comunicação da corporação, “havia um cão de raça não definida que estava apresentado vários espasmos”.
 
O animal foi então resgatado e levado para atendimento a uma clínica veterinária, “porém ao chegar à clínica o cachorro já havia entrado em óbito constatado posteriormente por médico veterinário ser decorrente de Cinomose”.
 
Segundo a Polícia Ambiental, a tutora do cachorro (uma mulher de 23 anos) “informou passar por problemas pessoais e não estaria ficando em sua residência, pedindo a um conhecido que fosse alimentar e cuidar do cachorro”.
 
Vizinhos relataram que “estariam dando comida e água ao animal por não aparecer ninguém no local”.
 
Diante dos dados levantados, “envolvida foi conduzida à Delegacia Participativa para prestar esclarecimentos”, sendo lavrada uma multa ambiental no valor de R$ 6 mil “por maus tratos a animal doméstico”.
 
Na nota à imprensa, a corporação ressalta que “o valor foi em dobro devido o cachorro ter entrado em óbito”.
 
O QUE É A CINOMOSE?
 
A Cinomose é uma doença infectocontagiosa que afeta cachorros causada por um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus.
 
Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10 ou V11).
 
O cachorro pode ser contaminado pelo vírus, de diversas formas. Entre elas, pelo contato com secreções, urina e fezes infectadas pelos animais doentes.
 
Além disso, casinha, cobertores e alimentos dos animais infectados também são fontes de infecção.
 
Filhotes e idosos são mais susceptíveis às doenças infectocontagiosas por terem o sistema imunológico um pouco menos ativo.
 
Os principais sintomas são apatia, perda de apetite, diarreia, vômito, febre, secreções oculares (remela em grande quantidade), secreções nasais (pus), convulsões, paralisias, tiques nervosos e falta de coordenação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você acredita na lisura e integridade da urna eletrônica, e da Justiça Eleitoral (responsável pela manipulação da urna eletrônica)?

22.7%
11.4%
65.9%