03/11/2021 às 16h53min - Atualizada em 03/11/2021 às 16h53min

Estância supera os 73% da população com vacinação completa contra a covid

Em nova etapa da imunização, unidades já agendam vacinação de idosos e servidores da Saúde e outras faixas, para breve desativação do drive-thru da Fepasa

Com Assessoria de Imprensa
Redação Cidade Real
A agenda de datas para agendamento da vacinação em Tupã
 
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã iniciou nesta quarta-feira, 03/11, o novo sistema aplicação dos imunizantes contra a covid-19.
 
Os idosos acima de 69 anos e profissionais da saúde na ativa devem agendar a data de aplicação da terceira dose na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.
 
Segundo a Secretaria de Saúde, o protocolo de descentralização da aplicação será adotado gradativamente para os demais grupos populacionais, encerrando os atendimentos na tenda da FEPASA.

Conforme o secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi, a descentralização ocorrerá após o término da fase que contempla adolescentes e também a população adulta do município que ainda não recebeu a segunda dose.
 
“Nos dias 3, 4 e 5 vacinaremos, respectivamente, jovens de 14, 13 e 12 anos ainda na Fepasa. De 8 a 12 de novembro, ampliaremos a cobertura vacinal dos faltosos de 12 a 100 anos, e de qualquer pessoa que completou o aprazamento para a segunda dose”, afirmou.

Com a conclusão dos grupos aptos a receber a segunda dose da AstraZeneca, Pfizer e Coronavac, a partir de 16 de novembro, as unidades de saúde marcarão data e o horário de aplicação da vacina para aqueles que não cumpriram os cronogramas municipais.

“Todos que precisam receber a segunda dose poderão agendar com o posto de saúde de referência o dia e horário mais conveniente. Muitos deixaram de ir por não poderem sair do trabalho, porque viajam em dias de semana, outros estavam resfriados ou em recuperação da covid. Com essa descentralização, a vacinação estará ao alcance de qualquer pessoa”, declarou a diretora de Vigilância, Joselaine Pio Rocha.

Já os faltosos da primeira dose de vacina deverão se cadastrar nas unidades e esperar a equipe da Atenção Básica entrar em contato para definir o dia da aplicação, de acordo com a disponibilidade de lotes.

O prefeito Caio Aoqui (PSD) comemorou os números da vacinação em Tupã, que ultrapassou os 73% da população com o ciclo de imunização completo.

Até a sexta-feira, 29/10, 53.709 pessoas tinham recebido a primeira dose, 48.307 a segunda dose ou dose única, e 5.714 foram contemplados com a dose de reforço.
 
O vice-prefeito Renan Pontelli (PSDB) destacou os resultados práticos da boa cobertura vacinal da população.
 
“A cada boletim epidemiológico vemos que o número de confirmações e de internações graves diminuiu, por isso seguimos firmes na vacinação, e ainda é preciso que a população mantenha as medidas essenciais de segurança sanitária. Muito em breve venceremos essa ameaça”, disse Renan.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você acredita na lisura e integridade da urna eletrônica, e da Justiça Eleitoral (responsável pela manipulação da urna eletrônica)?

22.7%
11.4%
65.9%