O secretário municipal de Planejamento, Obras e Trânsito da Estância Turística de Tupã, admitiu que é impossível fiscalizar todo trânsito do município ao mesmo tempo – com a estrutura que dispõe – mas que todo o possível vem sendo feito, inclusive com aumento expressivo do número de multas aplicadas entre janeiro e novembro deste ano.
A crescente no número de multas, em relação a 2020, foi divulgada pelo arquiteto Valentim Cesar Bigeschi, em resposta solicitada pelo Cidade Real em relação reportagem recente sobre a situação crítica do trânsito nos ‘horários de pico’ da avenida Marília, prolongamento da Aimorés do Varejão Gaspar até o Semáforo do Parque do Atleta.
Leia no link abaixo a reportagem “Sem fiscalização, trânsito da Marília segue sendo um ‘paraíso da desordem’:
Segundo Bigeschi, “a área urbanizada de Tupã tem mais de 15 km quadrados, sendo impossível cobertura simultânea de fiscalização”.
A pasta, conforme o secretário, “mesmo com seus agentes empenhados na fiscalização e vacinação contra a Covid, até o mês passado, efetuando apoio a diversos eventos, executando atendimento de ocorrências juntamente com Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, entre outros, não deixou de em nenhum momento de orientar, fiscalizar as vias urbanas e aplicar as penalidades devidas”.
NÚMEROS
“Não finalizamos o corrente ano e já efetuamos, de janeiro até a presente data, mais de 3379 multas aplicadas por diversas irregularidades e infrações constatadas”, informou Valentim, comparando que em 2020, “foram efetuadas, também em um ano atípico como 2021, 2886 multas, desta forma percebe-se que a fiscalização aumentou de um ano para outro, sem finalizar ainda 2021, em mais de 15% a autuações”.
Considerados 11 meses do ano, o número de autuações estava na casa de 307 por mês, algo em torno de 10 multas por dia.
O secretário também admitiu que apesar de todos os esforços da gestão pública, ainda há desrespeito patente, especialmente em relação à sinalização existe nas vias.
“Infelizmente, mesmo com fiscalização e autuações do município e da Polícia Militar, podemos verificar a ocorrência de desrespeito a sinalização de trânsito e, principalmente, imprudência ao volante praticada por condutores, onde o agente de fiscalização não está sempre presente”, escreveu ao Cidade Real.
MARÍLIA
Especificamente sobre o tema ‘Avenida Marília’, o secretário não fez qualquer referência na resposta, gentilmente enviada ao Cidade Real através do aplicativo WhatsApp.
Recentemente, um grupo de moradores de bairros da região chamada de Vila Formosa encaminhou à Prefeitura mais um abaixo assinado solicitando a intervenção da administração municipal para melhorias na Avenida Marília.
O documento, com cerca de 200 assinaturas pede “sinalização adequada de trânsito” naquela via e ressalta que o “fluxo de veículos vem causando acidentes e risco de morte aos munícipes”.
O abaixo assinado é endereçado nominalmente ao prefeito Caio Kanji Pardo Aoki (PSD), que até a postagem dessa reportagem não havia recebido o documento em mãos.
A RESPOSTA DO PREFEITO
Falei com o Valentim!
Ele já recebeu o documento e inclusive teve reuniões hoje com o Renan, Capitão Vander da PM e alguns vereadores.
O Vander destacou algumas ações, mas disse que o principal é a conscientização da população! Existe sinalização, mas precisasse muito da conscientização das pessoas.
Mas o Valentim, PM e Conselho de Trânsito estão estudando possíveis medidas para agregar o que já foi feito!