11/01/2022 às 18h34min - Atualizada em 11/01/2022 às 18h34min

TERCEIRA ONDA – Microrregião de Tupã já tem mil contaminados e 7 internados por Covid

Tupã 462, Bastos 190 e Rinópolis está sem divulgar atualização no Facebook da Prefeitura desde o último dia 5

Nilton Mendonça
Redação Cidade Real
Imagem meramente ilustrativa
Dados coletados pelo portal Cidade Real, em consultas às contas de Facebook das prefeituras, na tarde desta terça-feira, 11/01, mostram que, juntos, os oito (08) municípios que formam a microrregião de Tupã já acumulam ao menos mil novas contaminações de covid-19 no chamado pós festas de final de ano – exatamente como previam observadores e especialistas – além de pelo menos outas 500 notificações e coletas a espera de resultado de exame.
 
Na relação das novas atualizações divulgadas nesta terça, Tupã liderava com 126 novos casos positivos em um único dia e outros 214 suspeitos notificados aguardando resultado de exame laboratorial – atingindo 462 doentes ainda em período de transmissão.
 
Bastos aparecia em segundo lugar com 190 novas confirmações além de outros 199 suspeitos notificados esperando resultado de exame.
 
Em seguida apareceu Parapuã com 170 pessoas em isolamento domiciliar – sendo metade, 85 em período de transmissão e outros 85 a espera de exame de laboratório.
 
Segundo postagem do dia 10/01, Quintana tinha 56 pacientes em período confirmado de transmissão além de outros sete (07) suspeitos notificados.
 
Na sequência aparecem Herculândia com 51 doentes em período ativo do vírus (e ‘zero’ pessoas em suspeita), Queiroz com 37 confirmados (e outros 38 suspeitos notificados) e Iacri com 15 doentes em período de transmissão (e outros 20 suspeitos notificados aguardando resultado de exame).
 
DADOS OMITIDOS!
 
Nas mídias sociais da Prefeitura de Rinópolis não havia nesta terça-feira, 11/01, até às 18h, atualização dos dados referentes ao número de doentes de Covid, na chamada terceira onda, especialmente depois que a cidade sediou a única festa de peão do final de 2021 em toda a região – em dezembro último.
 
No Facebook a última atualização datava do dia cinco (05), com 35 casos positivos e outros 21 suspeitos notificados.
 
Pior a situação apresentada no site da Prefeitura (www.rinpopolis.sp.gov.br) onde a última atualização da Covid aparecia com data de 26 de março de 2021.
 
A diretora de Saúde de Rinópolis, Juliana França Athaydes, foi consulta pelo portal Cidade Real às 11h desta terça-feira e só às 18h respondeu, por meio de um áudio, que não dispunha de dados atualizados.
 
“Boa tarde. Eu não te passei ainda porque não está pronto ainda. Tem enfermeiras fazendo coleta domiciliar em pacientes acamados e domiciliares. Então assim que tiver pronto eu te passo atualizado, até hoje, os números que foram passados pelo médico”, respondeu Juliana.
 
Questionada sobre a atualização diária dos dados, Juliana não havia dados nenhuma resposta até as 19h30, apesar de ter visualizado as mensagens da redação pelo WhatsApp.
 
NÚMEROS
 
Sem Rinópolis, única cidade a não atualizar os dados, a microrregião de Tupã totalizava 896 casos confirmados e ao menos outros 550 suspeitos isolados aguardando resultado de exame de constatação.
 
SANTA CASA
 
No mesmo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Tupã, a Santa Casa de Tupã confirmou a ocupação de oito (08) leitos da Enfermaria Covid – o que representa 53% do total de 15 leitos disponíveis, sendo três (03) de Tupã, outros três (03) de Rinópolis, um (01) de Adamantina e um (01) de Bastos.
 
Até a data de ontem todo os 15 leitos de UTI Covid da Santa Casa de Tupã (10 ordinários e 5 extras) continuavam, felizmente, sem nenhum paciente internado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você acredita na lisura e integridade da urna eletrônica, e da Justiça Eleitoral (responsável pela manipulação da urna eletrônica)?

22.2%
6.2%
71.6%