11/01/2022 às 20h39min - Atualizada em 11/01/2022 às 20h39min

Prefeitos recepcionam ministro Marcos Pontes na Jacto em Pompéia

Caio pede apoio da União a projeto de parceria Brasil Suécia de combate a obesidade infantil

Com www.portalnc.com.br
Redação Cidade Real
Shiguero, Caio e Renan com o Ministro Pontes que recebeu uma cachaça personalizada (Arquivo pessoal)
 
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, visitou a região nesta terça-feira, 11/ 01, e em Pompéia foi recepcionado por prefeitos da região e visitou as instalações do grupo Jacto.
 
Pontes também premou alunos do Colégio Shunji Nishimura, que pertence ao Grupo Jacto, com Bolsa do CNPQ de iniciação cientifica.
 
O ministro encerrou a visita no final da tarde com uma palestra no Instituto Chieko Nishimura, evento que contou com a presença de prefeitos da região, vereadores e representantes da comunidade pompeense.
 
Entre outros presentes o presidente da Câmara local, Carlos Rogério Barbosa (PSD) o vereador Rodolfo Marino (MDB), outros vereadores, e os prefeitos Fernando Itapuã (PSC) de Quintana, Matheus Moris (PDT) de Oriente, Paulinho Sérgio de Oliveira (PP) de Herculândia e Caio Aoqui (PSD) de Tupã.

A prefeita de Pompéia, Tina Escorce (PTB), e o empresário Jorge Nishimura agradeceram ao ministro por incentivar a área de tecnológica e abrir para cidade do interior.
 
TUPÃ 20/30
 
Além de entregar um mimo, o prefeito da Estância Turística de Tupã, Caio Aoki (PSD) também tratou com o Ministro Pontes detalhes do Projeto Tupã 20/30 (já em andamento) através do qual Tupã faz parte de um esforço conjunto Brasil e Suécia para o combate a obesidade infantil.
 
O programa, detalhou Caio, está sendo desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba e pelas unidades da Unesp de Botucatu, Marília e Tupã, junto com a Jacto.
 
“Tupã foi a única cidade do Brasil, aprovada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação... Nós vamos desenvolver um aplicativo para poder mapear nossa cidade, fazer o controle da alimentação das crianças, regiões e bairros onde estamos tendo casos de obesidade e aí desenvolver projetos... Se as crianças de determinado bairro ou região, estão com a alimentação errada, criar hortas comunitárias, fazer projetos esportivos, para que a gente possa controlar a obesidade infantil”, detalhou Caio.
 
E será segundo ele, o resultado do projeto piloto de Tupã que deverá nortear iniciativas semelhantes em outras cidades do País.
 
No encontro com Pontes, o prefeito de Tupã pediu apoio para o bom desenvolvimento deste projeto, bem como para outro projeto que completa o 20/30.
 
A cidade Inteligente que pretende disponibilizar sinal livre e gratuito de internet às praças públicas para também facilitar a adesão e apoio das famílias das crianças às ações de combate a obesidade das crianças.
 
O vice-prefeito Renan Victor Pontelli (PSDB) e o presidente da Câmara, vereador Eduardo Shiguero Edamitsu (PSD) também participaram do encontro do Marcos Pontes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »