28/01/2022 às 12h06min - Atualizada em 28/01/2022 às 12h06min

Bebê de 6 meses é vacinada por engano contra Covid-19

Observada por três dias, criança teve febre e sensibilidade no local da furada, mas nenhum outro sintoma grave

Fabricio Oliveira
www.rp10.com.br
Imagem ilustrativa
 
Uma bebê de apenas seis meses de idade foi vacinada com imunizante da Pfizer por engano. A criança tomou o equivalente a seis doses. O caso aconteceu em Altinópolis (SP) no último dia 17.
 
Segundo a prefeitura, a criança deveria receber a vacina Pentavalente, que previne doenças como coqueluche, meningite, tétano e hepatite, quando a técnica de enfermagem se equivocou.
 
“Quando a gente estava indo embora, ela [técnica de enfermagem] me chamou e disse que tinha aplicado uma vacina errada nela. Na hora que ela foi jogar o frasco fora, ela viu que era o frasco da Pfizer conta a Covid e que tinha aplicado nela [bebê]. Ela me disse que ela tomou o frasco inteiro, o frasco equivale a seis doses da vacina da Pfizer, então nem foi uma dose só”, disse a mãe entrevista a IPTV.
 
Foi feito uma avaliação médica na UBS e o bebê foi levado para Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto onde permaneceu em observação por três dias. A criança teve febre e dor na perninha, onde houve a aplicação da vacina por engano.
 
Mesmo com a situação, a mãe, que também é profissional da saúde, agradeceu a sinceridade da técnica de enfermagem. “Não deveria acontecer erros, infelizmente aconteceu, mas eu não a julgo. Poderia ser eu a profissional da enfermagem a cometer o mesmo erro. Não deveria acontecer, mas eu sou grata a ela por ela ter nos falado, ter me dito, porque ela poderia ter omitido”.
 
No Brasil, a autorização da Anvisa foi para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Até o momento, o estado de São Paulo alcançou mais de meio milhão de crianças vacinadas. A meta é que os municípios paulistas vacinem em três semanas todas as 4,3 milhões de crianças dessa faixa etária do estado com a dose inicial.
 
A capacidade da vacinação infantil em São Paulo é de 250 mil crianças por dia, além dos jovens e adultos que já vêm sendo imunizados contra a COVID-19 nos 645 municípios.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »