28/02/2022 às 18h18min - Atualizada em 28/02/2022 às 18h18min

Região de Tupã mobiliza pré-campanha do ex-presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, a deputado federal

Grupo de lideranças e militantes ligados ao Suplente de Vereador Capitão Neves, devem reforçar o trabalho a já partir de abril

Nilton Mendonça
Redação Cidade Real
O advogado Macos da Costa, ex-presidente da OAB paulista (Imagens da Assessoria de Imprensa)
 
Um importante nome do Direito no Estado de São Paulo e das atividades voluntárias públicas, sociais e de classe, e em nível de Brasil, também se prepara para dedicar parte de seu tempo, conhecimento e força de trabalha aos brasileiros/paulistas, através da política.
 
A assessoria pessoal do ex-presidente da Seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Marcos da Costa (Avante), deve confirmar para os próximos dias o lançamento formal de sua pré-candidatura.
 
Em nível da região de Tupã, o trabalho deverá ser encampado por diversos profissionais e lideranças da advocacia, e reforçado pelo grupo liderado pelo Suplente de Vereador Capitão Neves (PSD).
 
“Já tive um primeiro contato com a equipe do projeto e fiquei entusiasmado com a possibilidade de defender a bandeira desse capaz e ilustre cidadão e representante do direito e das causas sociais, que é mais um homem de bem a se colocar à disposição para servir a população paulista e brasileira no Congresso Nacional. Dia cindo (05) de abril estarei com o dr. Marcos da Costa para tratar da possibilidade de aderirmos ao seu projeto de ser candidato a deputado federal”, confirmou Neves.
 
Segundo ele, tem peso especial na decisão de apoiar uma futura candidatura de Costa, o fato dele ser “sangue novo” na política: “Infelizmente nosso Congresso Nacional atual está enfestados de homens e mulheres que, em sua maioria, não representam os interesses do povo e do País. Precisamos de gente que pense e faça diferente e um pretenso pré-candidato com a folha de serviços e a história de vida de Dr. Marcos, certamente fará a diferença na Câmara dos Deputados”, resumiu Neves.
 
QUEM É MARCOS DA COSTA?
 
Prestes a completar 58 anos em 24 de junho próximo, o advogado Marcos da Costa, foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo (OAB/SP), por duas gestões, bem como ocupou na mesma Seccional da OAB os cargos vice-presidente, diretor tesoureiro, conselheiro seccional e presidente de Comissão de Informática Jurídica, que presidiu também junto ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
 
Na área empresarial, como advogado, destacou-se atuando em consultoria jurídica para a Federação Brasileira das Associações de Bancos – Febraban; no Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no Comitê de Ética da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) e no Conselho Superior de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio/SP).
 
Entre os títulos e homenagens que recebeu, incluem-se o Grau de Grande-Oficial do Tribunal do Trabalho da 2ª Região; do Grande Colar de Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; do Colar de Mérito Judiciário Militar Paulista do Tribunal de Justiça Militar paulista; Medalha Professor Amauri Mascaro Nascimento e do Sindicato das Sociedades de Advogados de São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Marcos da Costa também é membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, da Academia Paulista de Direito; é Doutor Honoris Causa do Instituto Toledo de Ensino (Centro Universitário de Bauru); Professor Honorário das Faculdades Integradas de Jaú e Professor Emérito da Universidade Santa Cecília (Unisanta); foi professor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membro do Conselho Universitário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
 
CAUSA PÚBLICAS
 
Marcos da Costa também tem reconhecida dedicação às causas públicas e sociais, sendo membro também do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Cidade de São Paulo; do conselho diretor da Associação Viva o Centro, e do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo.
 
Nesse campo, entre os diversos títulos e honrarias recebidos se destacam a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga, outorgada pelo Governo do Estado de São Paulo; a Medalha da Constituição concedida pela Assembleia Legislativa (Alesp); a Láurea Menção Honrosa da Ordem dos Economistas do Brasil  (OEB); a Medalha Ernani Calbucci, concedida pelo Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo  (CRC/SP), o título Companheiro Paul Harris, da Fundação Rotária International e o Prêmio Ateneu Rotário 2018, concedido pelo Rotary Club de São Paulo.
 
Costa também recebeu o Troféu Raça Negra, concedido pela Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural (Afrobras); a Medalha Professor San Tiago Dantas, da Associação Nacional dos Procuradores Federais (Anpaf); o Prêmio Brasil Esperança, concedido pela Associação Beneficente e Cultural da Comunidade do Hospital das Clínicas de São Paulo e o Prêmio Personalidade da Advocacia 2016, da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse).
 
AUTORIA
 
Marcos da Costa, também é autor e coautor de diversos livros e artigos jurídicos, além de ter ministrado inúmeros cursos e palestras nacionais e internacionais, em faculdades, institutos, associações e tribunais, sobre os mais variados temas da área jurídica, e participando como comentarista de notícias do Jornal da Cultura (na TV Cultura de São Paulo).
 
É membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo, sócio efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) e da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); e integra o Conselho do Movimento de Defesa da Advocacia (MDA).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »